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A Epidemia do Sedentarismo

O SEDENTARISMO É CONSIDERADO O QUARTO MAIOR FATOR DE RISCO DE MORTES DO MUNDO, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


A Epidemia do Sedentarismo atinge 44% da população Brasileira, deixando o Brasil na quinta colocação como país mais sedentário do planeta, em que a média mundial gira em torno de 28%.



O Sedentarismo somado a má alimentação gera excesso de peso e obesidade que no Brasil atingem mais da metade da população e são responsáveis por 168 mil mortes por ano, segundo pesquisa publicada na revista científica Preventing Chronic Disease, do renomado Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta, EUA (em inglês, Center for Disease Control and Prevention – CDC.


Você não leu errado, é isso mesmo, por isso o título A Epidemia do Sedentarismo, pois todos os anos 168 mil pessoas morrem no Brasil, e as principais causas de mortes são por doenças crônicas como cardiovasculares, câncer e respiratórias que poderiam ser evitadas.


Nós brasileiros não temos a cultura e não somos incentivados com a prática de atividade física e esportiva, talvez, seja esse um dos grandes motivos pelo o qual as pessoas não reconheçam a importância e os inúmeros benefícios que a atividade física nos proporciona.


Em meus atendimentos o que percebo é que meus coachees (clientes) enxergam como atividade física apenas a “musculação”, em que já formaram uma enorme “crença” de que é algo chato, sofrido, doloroso, que é caro, que não tem tempo, que não gostam e nunca irão gostar, então, por esse motivo nem se atrevem a se exercitar. 


Quando mostro para eles os benefícios e as inúmeras possibilidade para se exercitarem, que não precisam gastar dinheiro, que pode ser algo prazeroso e rápido (20 a 30 minutinhos por dia), crenças começam a ser quebradas.


Vou citar aqui alguns dos benefícios da atividade física para ver se convenço você a se exercitar, caso ainda não se exercite.


Vamos lá?


Praticar algum tipo de atividade física CONTRIBUI para: redução de peso; autoestima elevada; influência para uma noite de sono restauradora; melhora sua energia e ânimo para as atividades do seu dia-a-dia; melhora a postura; aumenta a imunidade; oxigena o cérebro para pensar melhor; sensação de prazer e felicidade; melhora relacionamentos; aumenta a resistência física; aumenta a irrigação do sangue; alivia a tensão muscular; melhora autoconfiança.


E ainda REDUZ: a obesidade; o cansaço; o desânimo; dores; fadiga; o estresse e ansiedade.


E EVITA: a depressão; a diabetes; problemas cardíacos; pressão alta; falta de amor próprio; problemas respiratórios, dores nas articulações; câncer; insatisfação com seu corpo e com sua vida.


Quando nos exercitamos liberamos endorfina, dopamina, serotonina, oxitocina - que são hormônios do prazer e da felicidade - e esses hormônios quando liberados ajudam a aliviar dores, são analgésicos naturais, regulam nossas emoções, ajudam a pensar melhor, relaxar o corpo e dar a sensação de prazer e bem estar. 

Também regula a produção do Cortisol (hormônio que aumenta conforme o nível de estresse) e que se estiver em excesso aumenta o risco de diabetes, hipertensão arterial e depressão. 


Será que dei a você motivos o suficiente para levantar agora mesmo e ir se exercitar? 


Tenho certeza que sim, por esse motivo vou deixar aqui algumas sugestões de atividade física para você .


Você pode praticar algum tipo de esporte (futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis, natação), musculação, caminhada, corrida, andar de bicicleta, subir e descer escadas, dançar, crossfit, hidroginástica, yoga, pilates, jump, muay thai, boxe, jiu jitsu, judô, circuito, funcional, Step, ballet, zumba, beach tennis, ping-pong.


Vou adorar saber qual atividade você escolheu para incluir na sua rotina, comente aqui embaixo o que achou desse texto e qual será sua nova parceira de vida.


Há não se esqueça de curtir essa matéria e de compartilhar com o maior número de pessoas que puder. Vamos reduzir esse alto índice de mortes no Brasil devido a essa Epidemia Sedentária.


Ficarei muito feliz em ter você me acompanhando também pelo instagram @graziprates_coach.


Um abraço e até semana que vem.

Grazi Prates Coach.


Nota: Importante você consultar seu médico e realizar exames para ver como anda a sua saúde e qual atividade física é a mais indicada para você.

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