Clique no link da imagem para ver os detalhes na matéria original no site cnn.com
Pesquisadores utilizaram uma tecnologia avançada para abrir "virtualmente" uma carta escrita há 300 anos e que havia sido lacrada.
A carta nunca chegou ao destino e nunca foi aberta. Ela estava em um baú, junto com outras 556 cartas lacradas. O baú hoje faz parte do patrimônio do Museu da Comunicação da Holanda, em Haia.
Na verdade, "lacrada" não é a palavra certa. Na época, quando os autores queriam ter "segurança" de que a carta só seria aberta por quem de direito, eles as dobravam de tal forma que ela ficava "trancada"; "destrancar" poderia danificar o conteúdo. Por isso, foi utilizada uma tecnologia especial para abrir "virtualmente" a carta e vislumbrar o texto.
Conteúdo
O autor da carta pede ao destinatário que envie um atestado de óbito de um parente, provavelmente para poder reivindicar legalmente alguma herança. Ele estava um pouco irritado, porque já era a segunda carta que enviava e não havia obtido resposta. Mesmo assim, o texto é cortês e educado. Cortesia e educação: a vida como ela era!