Venho primeiramente agradecer o convite deste grande colunista Orildo Silveira o Cabeção, para participar deste novo formato de entretenimento e informação para os Palhocenses.
Para iniciar este novo desafio quero que os leitores conheçam minha caminhada nesta conexão entre o esporte & cultura, me chamo Lui Vandré e sou um apaixonado por esporte, atualmente sou presidente da Associação Pura Arte que desenvolve atividades de futebol em varias categorias e ações sociais voluntárias no município de Palhoça a quase 10 anos, e como um grande entusiasta da cultura local e imaterial do nosso Pais, Estou Presidente do GRES Nação Guarani sendo há única escola de samba que representa a cidade de Palhoça no grupo especial das escolas de samba de Florianópolis. Esta conexão entre o esporte e a cultura me motiva, pois ambas fortalecem a cidadania do meu bairro da minha cidade do meu Pais. Pois segundo GRAMSCI: "Esporte é cultura, assim como cultura define o esporte".
E assim partimos para a primeira aventura:
Esporte & culturaem tempos de corona vírus
Como em todas as áreas da sociedade o esporte e a cultura foram afetados pelo distanciamento social provocado pela pandemia do COVID 19. Ambas as categorias estão sofrendo com este "mau necessário" e para reverter ou amenizar este estado de "solidão" entidades promoveram debates como a Associação dos Clubes Amadores de Futebol da Palhoça, ACAPH, utilizando a maior ferramenta de aproximação do momento as tão divulgas LIVES. Este ato partiu da angustia do atual presidente da ACAPH Senhor Rogério Cardoso e o membro da diretoria Nagib de Pierre.
O evento aconteceu na ultima quinta-feira dia 28 de maio, e reuniu vários dirigentes e autoridades do Município de Palhoça entre eles o Prefeito Camilo Martins, vice Prefeito Amaro Junior, representante da Liga de Futebol Amador de Palhoça - LPHF Cleiton Rafael Abreu, como também os representantes do povo os vereadores Rodrigo Quintino, Luciano Pereira, João Amandio, Tavinho e Marquinhos do Pacheco.
O debate percorreu sobre as dificuldades financeiras que as entidades estão enfrentado neste período de distanciamento. Muitos dirigentes relataram que não terão como arcar com despesas básicas como luz e água.
Para enfrentar esta situação foram apontadas varias alternativas. Ficamos no aguardo por boas noticias para os clubes amadores.

Parabéns ACAPH pela iniciativa,juntos somos mais fortes.
Mas onde á conexão com a cultura e esporte neste período de Pandemia?
Como no esporte a classe artística, esta sofrendo com o distanciamento social.
De acordo com os dados do IBGE de 2018 cerca de 5 milhões de pessoas trabalham no setor cultural brasileiro, os profissionais geralmente não possuem um salário fixo, nem tem carteira assinada, atuando de maneira autônoma. E este dado não é diferente em nosso Município.
A classe pede socorro!
Observamos algumas movimentações em nosso município de forma sutil de amparo a estes trabalhadores, algumas campanhas em redes sociais, discursos talvez "politiqueiros", mas nada efetivo que ampare a classe. De outro lado tivemos a grande noticia da aprovação da Lei de emergência Cultural em Santa Catarina. Esperamos que respingue "cultura" para nossos guerreiros tão esquecidos em nosso município.
Temos que pensar, refletir, conscientizar!
O DISTÂNCIAMENTO é necessário!
Nossa VOZ é necessária !
A SOLIDARIEDADE é necessária!
Precisamos juntos pensar em Políticas Públicas para as bases da sociedade!
Desejo a todos saúde, paze conhecimento.
Lui Vandré.