OfficeCar.jpeg
Buscar

Ebola




Novo caso do vírus ebola foi detectado na República Democrática do Congo. Se o contágio se ampliou, seria o 12º surto no país desde que o vírus foi descoberto, em 1976. Só o 10º surto matou 2.200 pessoas. A taxa de mortalidade dos infectados pelo ebola é bem maior do que a da doença provocada pelo Sars-CoV-2, o coronavírus da Covid-19. Mesmo assim, já ouvi pesquisadores afirmarem que uma pandemia de ebola mataria menos do que a da Covid-19.


Primeiro, é até difícil imaginar uma pandemia, porque as taxas de contágio são menores, já que se espalha apenas pelo contato com fluidos corporais. Mas, considerando a hipótese de um surto em nível mundial, as pessoas seriam mais conscientes e precavidas em relação aos cuidados necessários para evitar o contágio, em função do alto índice de letalidade (pelo menos 50% maior do que o da Covid-19).

Moral da história: vivemos em sociedade, mas somos seres individualistas. Não nos cuidamos pelo bem coletivo, ou seja, para evitar que o vírus circule e pessoas mais suscetíveis à agressividade da doença sejam protegidas; nós nos cuidamos meramente pelo medo da nossa própria morte!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo