OfficeCar.jpeg
Buscar

Prêmio Ig Nobel




Todo mundo conhece o Prêmio Nobel, que reconhece grandes conquistas em diferentes áreas do conhecimento e da atuação humana. Mas você sabia que existe também o Prêmio Ig Nobel? Não chega a ser um equivalente ao Framboesa de Ouro, a premiação que faz paródia do Oscar e ridiculariza as produções cinematográficas que não agradaram. Mas também é cômico! O slogan é: pesquisas que fazem você rir, e então, pensar!


Como revela o site oficial (que tem o peculiar endereço “improbable.com”, ou seja, “improvável.com”), a premiação pretende celebrar o incomum e reconhecer a imaginação dos nossos pesquisadores – e de quebra, impulsionar o interesse das pessoas por Ciência, Medicina e Tecnologia. A curadoria fica a cargo da revista Anais da Pesquisa Improvável e tem a chancela de duas instituições ligadas à prestigiada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. A cerimônia de entrega dos prêmios, que conta com a presença de verdadeiros vencedores do Prêmio Nobel, acontece em Harvard, mas neste ano, em função da pandemia, a premiação foi virtual. E adivinhem quem ganhou um dos prêmios? O presidente Jair Bolsonaro.


Educação Médica – Jair Bolsonaro faturou este prêmio – ao lado de Boris Johnson (Reino Unido), Donald Trump (Estados Unidos), Vladimir Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia), Andrés Manuel López Obrador (México), Alexander Lukashenko (Bielorrússia), Recep Tayyip Erdogan (Turquia) e Gurbanguly Berdimuhamedow (Turcomenistão) – por "usar a pandemia viral da Covid-19 para ensinar ao mundo que políticos podem ter um efeito mais imediato sobre a vida e a morte do que cientistas e médicos".


Medicina – Pesquisadores diagnosticaram a misofonia: angústia de ouvir outra pessoa mastigando.


Psicologia – Pesquisadores desenvolveram um método para identificar pessoas narcisistas examinando as sobrancelhas.


Paz – Esta é muito curiosa! O prêmio foi para a diplomacia da Índia e do Paquistão, inimigos históricos, especialmente em função da disputa pela região da Caxemira, que manifestam dissabores diplomáticos de uma forma bem inusitada: durante a madrugada, representantes de um governo tocam a campainha de representantes do governo inimigo e saem correndo, só pra incomodar. Quem nunca?


Física – O que acontece com o corpo de uma minhoca ao vibrá-lo em alta frequência? Sim, cientistas sérios pesquisaram isso!


Acústica – Pesquisadores induziram um crocodilo fêmea chinês a gritar dentro de uma câmara hermética cheia de gás hélio.


Economia – Beijo tem a ver com o PIB? Pesquisadores, inclusive no Brasil, tentaram relacionar a desigualdade de renda em diferentes países e a quantidade média de beijos na boca. Do jeito que brasileiro é beijoqueiro, se houver mesmo uma relação entre beijo e PIB, é uma relação inversamente proporcional!


Gestão – Este prêmio não podia ser mais doido! Foi para uma confraria de bandidos trapalhões na China: um assassino de aluguel recebeu uma “encomenda” e resolveu terceirizar o serviço. O assassino terceirizado também resolveu contratar alguém para realizar a tarefa, que passou, então, para um terceiro assassino, que contratou um quarto assassino, que contratou um quinto assassino e nenhum dos cinco conseguiu assassinar o alvo encomendado. Moral da história: faça você mesmo, não terceirize!


Entomologia – Cientista coletou evidências de que muitos cientistas que estudam insetos têm medo de aranhas – que não são insetos, a propósito.


Materiais – Pesquisadores criaram uma faca feita de cocô congelado. Nota de rodapé: a faca não funcionou a contento.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Rodapé_madri.jpg
Participe da nossa lista de e-mails e não perca as atualizações!

© 2019-2020 Todos os direitos reservados. Orildo Silveira Filho