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VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!!!

Alimentação Saudável sua aliada no combate ao Desequilíbrio Emocional durante o Isolamento


VOCÊ É O QUE VOCÊ COME!!!


Você já ouviu a frase acima?

É uma frase clássica, mas que faz todo sentido.

Nossa alimentação tem uma enorme influência sobre a nossa saúde, tanto na nossa saúde física quanto na nossa saúde mental. 

Você sabia?



Em tempos de Pandemia, a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão, se fazem ainda mais presentes na vida de grande parte da população e a válvula de escape mais utilizada está sendo a alimentação e infelizmente a MÁ alimentação.


E o que uma má alimentação pode trazer de prejuízos para a nossa saúde?


Os alimentos industrializados/ultraprocessados são um dos grandes responsáveis pelo aumento do número de pessoas obesas no mundo e junto com a obesidade vem as doenças crônicas causadas por ela, que são responsáveis por uma em cada três mortes por Coronavírus. 


Outro ponto a destacar de uma má alimentação é com relação a Imunidade.


Você sabe o que é IMUNIDADE? 

É o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes e o tão temido CORONA VÍRUS.


E como manter a nossa Imunidade alta para dificultar o contágio por Coronavírus?

Através de uma boa alimentação, comendo comida de verdade, frutas, legumes, verduras, nutrindo o nosso organismo com muitas vitaminas, minerais, aminoácidos e outras substâncias que mantém o nosso sistema imunológico fortalecido, além da prática de atividade física com regularidade, como já mencionei na matéria anterior .


Você sabe porque uma Alimentação Saudável pode ser sua aliada no combate ao Desequilíbrio Emocional não só durante o isolamento, como após?


Uma dieta saudável, “traz nutrientes fundamentais para o cérebro, como diversos minerais, vitaminas, aminoácidos essenciais e ácidos graxos essenciais. São importantes porque têm efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e neuroprotetores, que ajudam a combater melhor as consequências negativas do estresse, mas a carência de nutrientes essenciais tem repercussões ao cérebro das pessoas em geral. Assim, o déficit de algumas vitaminas, como o folato e a vitamina B12, se relaciona com um estado de ânimo depressivo e com a deterioração cognitiva”, segundo o professor de psiquiatria e psicologia médica da Universidade de Valência e membro do comitê executivo da Sociedade Internacional para a Pesquisa em Psiquiatria Nutricional Vicent Balanzá. 


Para a psiquiatra especialista em transtorno de vícios e medicina legal Paula Vernimmen, “as pessoas que seguem dietas ricas em verduras, frutas, grãos sem processar, peixes e mariscos, que contêm poucas quantidades de carnes magras e laticínios, têm risco de depressão de 25% a 35% mais baixo. Além disso, uma má hidratação, o consumo de álcool, de cafeína e o hábito de fumar podem precipitar e estimular os sintomas de ansiedade”. Dra Vernimmen ainda acrescenta que os picos altos de açúcar “podem imitar de uma crise de ansiedade a um ataque de pânico”. E para finalizar diz que, “os períodos prolongados de jejum, em que são gerados estados hipoglicemiantes — caracterizados pela diminuição dos níveis de açúcar no sangue —, podem simular sintomas de depressão”.


Como você pode perceber é muito importante ter uma alimentação saudável, tanto para ter uma boa saúde física, quanto para ter uma boa saúde mental, e não só para esse período de isolamento, mas para o longo da nossa vida .


Se você me acompanha desde o início da coluna Papo de Coach, tenho certeza que se você estiver colocando tudo que estou abordando semanalmente em prática, tanto a sua saúde física, quanto a sua saúde emocional estão nota 10.


Gratidão por investir seu tempo me acompanhando por aqui, se você ainda não me acompanha pelo instagram @graziprates_coach, ficarei muito feliz em ter você por lá também. 


Ah, não esqueça de deixar sua curtida e de me contar o que achou da matéria. 

E se possível, compartilhe com o maior número de pessoas que puder.

Até semana que vem.

Grande abraço.

Grazi Prates Coach

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